Guerra Civil Espanhola
Teve sua origem entre os anos de 1929 e 1936. Um período que a economia espanhola estava em crise e isto acabou incentivando os trabalhadores a fazerem muitas greves e manifestações na direita da Espanha.
A população contestava a nova ditadura do ano de 1923, e então o governo acabou desamparado em 1930.
Niceto Alcalá Zamora e Manuel Azaña no ano seguinte assumiram e determinaram o direito do voto e então Manuel Azaña é eleito presidente do país, no ano de 1936, e militares desgostosos com seu governo planejam um golpe militar para distanciá-lo da presidência.
Franciso Franco que era general na época, assume o poder e da fim a Republica Socialista.
Os republicanos, que lutavam pela permanência do governo de Azaña, legalmente constituído, receberam apoio da União Soviética e de cerca de 60 mil comunistas e simpatizantes de esquerda de todo o mundo, que formaram as Brigadas Internacionais de voluntários. Embora apoiassem os republicanos, Inglaterra e França optaram por uma política de não-intervenção.
Franco, juntamente com republicanos, socialistas e comunistas, pede ajuda a Adolf Hitler e Benito Mussoline.
Franco, juntamente com republicanos, socialistas e comunistas, pede ajuda a Adolf Hitler e Benito Mussoline.
No ano de 1936, Madri é atacada por rebeldes que foram orientados pela Itália e Alemanha. E logo após isso houve outro ataque comandado por Franco que assumiu o poder desta cidade em 1939 foi tomada pelos nacionalistas falangistas.
Em 26 de Abril de 1938, Guérnica foi vitima de bombardeamentos, e totalmente destruída por parte de aviões alemães que foram ordenados pelo General Franco. Foram mortos 1654 e feridos 889 dos 7000 habitantes da cidade.
Em 1938, os falangistas que estavam sob o poder de Franco, dominavam grande parte da Espanha, mas Stalin vendo o grande avanço dos republicanos juntou-se com Hitler, que se retirou, juntamente com suas tropas, do país.
Depois de longos três anos de lutas, com certa de mais de um milhão de mortos, em março de 1939, foi estabelecido o regime autoritário do Generalíssimo Franco, já que a Frente Popular não tinha mais como continuar lutando na guerra e foi destruída. Franco se manteve no poder até a sua morte em 1975.
2° Guerra Mundial
Teve seu marco inicial em 1939, quando o exercito alemão invadiu a Polônia. Imediatamente a França e a Inglaterra declararam guerra contra a Alemanha. De acordo com a política de alianças militares existentes na época, formaram-se dois grupos: Aliados e Eixo.
Aliados: liderados por Inglaterra, URSS, França e Estados Unidos
Eixo: Alemanha, Itália e Japão
De 1939 à 1941 ocorreram muitas vitória do Eixo, que era liderados por forças armadas da Alemanhaque conquistou o Norte da França, Iugoslávia, Polônia, Ucrânia, Noruega e territórios no norte da África. O Japão anexou a Manchúria, enquanto a Itália conquistava a Albânia e territórios da Líbia.
No ano de 1941 a base militar norte-americana de Pearl Harbor foi atacada pelo Japão no Oceano Passífico (Havai). Fato que foi considerado traição pelos norte-americanos, então os estados Unidos entraram no conflito ao lado das forças aliadas.
De 1941 a 1945 ocorreram as derrotas do Eixo, iniciadas com as perdas sofridas pelos alemães no rigoroso inverno russo. Neste período, ocorre uma regressão das forças do Eixo que sofrem derrotas seguidas. Com a entrada dos EUA, os aliados ganharam força nas frentes de batalhas.
O Brasil participou diretamente enviando para Itália (Monte Cassino) os pracinhas da FEB, Força Expedicionária Brasileira.Conquistam a região, somando uma importante vitória ao lado dos Aliados os mais de 25 mil soldados brasileiros.
Este importante e triste conflito terminou somente no ano de 1945 com a rendição da Alemanha e Itália. O Japão, último país a assinar o tratado de rendição, ainda sofreu um forte ataque dos Estados Unidos, que despejou bombas atômicas sobre as cidades de Hiroshima e Nagazaki. Uma ação desnecessária que provocou a morte de milhares de cidadãos japoneses inocentes, deixando um rastro de destruição nestas cidades.
Os prejuízos foram muitos e claro, principalmente para os países derrotados. Foram milhões de mortos e feridos, cidades destruídas, indústrias e zonas rurais arrasadas e dívidas incalculáveis. O racismo esteve presente e deixou uma ferida grave, principalmente na Alemanha, onde os nazistas mandaram para campos de concentração e mataram aproximadamente seis milhões de judeus.
Em 1945, com o final do conflito, a ONU cujo objetivo principal seria a manutenção da paz entre as nações. Inicia-se também um período conhecido como Guerra Fria, colocando agora, em lados opostos, Estados Unidos e União Soviética. Uma disputa geopolítica entre o capitalismo norte-americano e o socialismo soviético, onde ambos países buscavam ampliar suas áreas de influência sem entrar em conflitos armados.
Estado Novo ( Guerra de Getúlio Vargas no Brasil )
A ditadura imposta por Getúlio Vargas entre os anos de de 1937 a 1945 ficou conhecida como Estado Novo que correspondeu ao fortalecimento do estado. Getúlio teve apoio dos cafeicultores, dos industriais, das oligarquias e da classe média urbana, todos amedrontados com a expansão da esquerda e crescimento do comunismo. A ameaça comunista criada pelo embuste Plano Cohen reforçou a justificativa do regime ditatorialque seria necessário como um instrumento de defesa da democracia contra o comunismo.
Apelidada de Polaca, a constituição de 1937 era concentrada totalmente nas mãos do presidente da republica, isso porque ela era fielmente autoritária. A Carta de 37 tornou-se a base legal e permitiu o fechamento do Congresso Nacional, das Assembléias Estaduais e das Câmaras Municipais, ficando o sistema judiciário subordinado diretamente ao Poder Executivo.Então ss Estados passaram a ser governados por interventores, nomeados pelo Presidente, que ordenava quem seriam os prefeitos dos municípios. Com tanta rigidez, até os meios de comunicação tinham que passar por controles poderosos, como o DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda). Getúlio tinha em suas propagandas as mesmas estrategias do regime narcisista, tais como uma auto-propaganda de sua imagem em grandes comícios.
E assim foi acontecendo varios outros grandes marcos para a história como a Intentona Integralista que foi em 1938 quando o estado dufocou uma tentativa de golpe.
Vargas também desenvolveu uma política tipicamente populista, relacionando-se com massas de trabalhadores, concedendo-lhe diversos benefícios, como o salário mínimo, indenização por dispensa
sem justa causa, a regulamentação da jornada de trabalho e do trabalho infantil, decretando a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) baseada na Carta del Lavoro instituída pelo regime fascista e Mussoline.
Depois disso, o Brasil foi diretamente a guerra. Assim como foi citado na pesquisa anterior.
Com as consequências da guerra, muitas coisas acabaram a se refletir na politica interna do Brasil e parte da ditadura que apoiava retirou publicamente seu apoio com o Manifesto dos Mineiros em Outubro de 1943. Com uma enorme pressão, Vargas assinou Ato Adicional em fevereiro de 1945 convocando eleições presidenciais para o final do ano, formando-se, então, vários partidos políticos: PSD e PTB, que lançaram a candidatura de Eurico Gaspar Dutra, e a UDN, que indicou o Brigadeiro Eduardo Gomes, além da legalização do Partido Comunista Brasileiro (PCB), que apresentou o nome de Yedo Fiúza. Entretanto as forças mais poderosas militares e civis estavam contra vargas.
O que acabou por provocar o fim do Novo Estado foi a nomeação de seu irmão, com os Generais Gaspar Dutra e Góis Monteiro cercando o Palácio de Guanabara com forças blindadas, obrigando Getúlio Vargas a renunciar. E assim se deu fim a um grande marco da história do nosso país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário