sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Filosofia - Tomás de Aquino

   De família nobre, Tomás de Aquino nasceu por volta de ano de 1925 e fez seus primeiros estudos no castelo de Monte Cassino. Em 1239 foi para Nápoles, onde estudou artes liberais, ingressando, em seguida, na Ordem dos Dominicanos, em 1244. De Nápoles, a caminho de Paris, em companhia do Geral da ordem, foi seqüestrado por seus irmãos, inconformados com seu ingresso no convento.
   Aquino se tornou discípulo de Alberto magno no ano seguinte em Paris, acompanhando-o a Colômbia. Voltou a Paris somente em 1252, onde se formou em teologia e lecionou durante três anos. Depois de voltar à Itália, foi nomeado professor na cúria pontifical de Roma.
   Ensinou, durante anos, em várias cidades italianas. Uma década depois, retorna a Paris, onde leciona até 1273. A seguir, parte para Nápoles, onde reestrutura o ensino superior. Em 1274, convocado pelo papa Gregório 10º, viaja para participar do Concílio de Lyon. Adoece, contudo, durante a viagem, vindo a falecer no mosteiro cisterciense de Fossanova, aos 49 anos de idade.
Chamado de Doutor Angélico e de Príncipe da Escolástica, Tomás de Aquino foi canonizado em 1323 e proclamado doutor da Igreja Católica em 1567.


Nenhum comentário:

Postar um comentário