terça-feira, 20 de setembro de 2011

Matemática - Arquimedes Siracusa



   Matemático, físico, inventor e até estrategista militar, Arquimedes foi um dos grandes inovadores de seu tempo e desenvolveu trabalhos que revolucionaram o conhecimento científico. Nasceu e morreu em Siracusa, cidade grega ao sul da Sicília (hoje uma região da Itália). Em 75 anos de vida (287 A.C. a 212 A.C), contribuiu para um formidável avanço na compreensão dos fenômenos naturais.
   É grande a quantidade de descobertas de Arquimedes na área da matemática. Dois de seus volumes dedicam-se ao estudo da esfera, do cone e do cilindro. Outro volume apresenta 28 proposições sobre as espirais, incluindo problemas de tangentes, raios vetores e área circunscrita.
   Duas outras obras guardam aqueles que são considerados os primeiros trabalhos sobre mecânica teórica, nos quais são estudadas, por exemplo, as propriedades do centro de gravidade. Outros escritos tratam especificamente da geometria plana.
   Como criador de engenhos de guerra, Arquimedes demonstrou perfeito conhecimento de importantes leis da física.          São célebres suas máquinas que envolviam o uso de alavancas e roldanas. Destacam-se, entre essas, as gigantescas catapultas desenvolvidas para defender os gregos da armada romana.
Perscrutador por vocação, não perdia chances para desenvolver suas pesquisas e repassar seus conhecimentos aos mais jovens. Ao morrer, assassinado por um soldado romano, deixou um magnífico legado para as gerações futuras e para o desenvolvimento da ciência.

O gênio pensa

   Na antiga Siracusa, Arquimedes era tido como um excêntrico, embora prestativo cidadão. Poucos compreendiam a natureza de seus estudos abstratos, mas o admiravam e o respeitavam, especialmente os reis. Arquimedes passava dias sem dormir e esquecia-se das refeições enquanto elaborava suas idéias. Concentrava-se como um louco no trabalho de desenvolvimento e comprovação de suas teorias. Era comum vê-lo por horas e horas a desenhar figuras geométricas sobre cinzas de fogueiras ou sobre a areia.
   Ao passar óleo perfumado sobre o corpo, depois do banho, freqüentemente ocorriam-lhe idéias formidáveis. Usava então a própria pele como tábua de experiências, empregando o dedo para desenhar figuras e reproduzir números. Sua capacidade inventiva era outro motivo de admiração de seus contemporâneos. Arquimedes criou desde brinquedos para crianças até magníficas máquinas de guerra para defender a cidade das tropas romanas.
   À distração é atribuída a morte de Arquimedes. O sábio não percebeu a invasão dos romanos em Siracusa e continuou a desenvolver um exercício matemático na areia. Só tomou vaga ciência do que se passava quando um soldado inimigo pisou seu diagrama e ordenou que se apresentasse ao comandante romano. Indignado, Arquimedes gritou ao guerreiro que se afastasse e esperasse a conclusão do problema. Foi atravessado por uma espada.

   Filho do astrônomo Fídias, Arquimedes demonstrou desde cedo como virtudes a inteligência e a curiosidade.
na terra dos faraós, Arquimedes dedicou-se a medir as pirâmides e a tentar desvendar o mistério sobre o processo de construção dos antigos monumentos.
   Arquimedes foi um esforçado e inquieto aluno no "Museu"
Eureka!

   Depois de rápido e bom banho, Arquimedes saiu pelado pelas ruas de Siracusa a comemorar uma descoberta. Enquanto corria para casa, ansioso para testar uma teoria, gritava: Eureka! Dias depois, seus amigos o inquiriram sobre o estranho episódio. Só então veio a explicação. Pouco tempo antes, o rei Hieron II havia confiado uma certa quantidade de ouro a um artesão local, ordenando-lhe que a usasse na produção de uma magnífica coroa. Assim foi feito.
   Hieron, entretanto, desconfiava que a jóia tivesse sido produzida com uma liga de ouro e prata. Encarregou, então,        Arquimedes de decifrar o enigma. Disse-lhe, no entanto, que não estragasse a coroa para realizar o teste. Arquimedes devotou-se a solucionar o problema. Certa manhã foi ao banho público para relaxar e cuidar da higiene pessoal. Logo notou que uma das banheiras estava cheia até a borda. Ao mergulhar, percebeu que um volume de água igual ao de seu corpo deslocava-se enquanto submergia.
   Como o ouro é mais pesado do que a prata, o volume da coroa seria maior se tivesse ocorrido uma mistura. Dessa forma, a quantidade de água deslocada seria maior no vaso da coroa do que no vaso do pedaço de ouro puro. A prova mostrou, entretanto, que o ourives tinha realizado seu trabalho com a máxima honestidade. Arquimedes teve seu cérebro ainda mais valorizado, o rei tirou um "peso" da cabeça

História

Guerra Civil Espanhola

Teve sua origem entre os anos de 1929 e 1936. Um período que a economia espanhola estava em crise e isto acabou incentivando os trabalhadores a fazerem muitas greves e manifestações na direita da Espanha. 
A população contestava a nova ditadura do ano de 1923, e então o governo acabou desamparado em 1930.
Niceto Alcalá Zamora e Manuel Azaña no ano seguinte assumiram  e determinaram o direito do voto e então Manuel Azaña é eleito presidente do país, no ano de 1936, e militares desgostosos com seu governo planejam um golpe militar para distanciá-lo da presidência. 
Franciso Franco que era general na época, assume o poder e da fim a Republica Socialista.
Os republicanos, que lutavam pela permanência do governo de Azaña, legalmente constituído, receberam apoio da União Soviética e de cerca de 60 mil comunistas e simpatizantes de esquerda de todo o mundo, que formaram as Brigadas Internacionais de voluntários. Embora apoiassem os republicanos, Inglaterra e França optaram por uma política de não-intervenção. 
Franco, juntamente com republicanos, socialistas e comunistas, pede ajuda a Adolf Hitler e Benito Mussoline.
No ano de 1936, Madri é atacada por rebeldes que foram orientados pela Itália e Alemanha. E logo após isso houve outro ataque comandado por Franco que assumiu o poder desta cidade em 1939 foi tomada pelos nacionalistas falangistas. 
Em 26 de Abril de 1938, Guérnica foi vitima de bombardeamentos, e totalmente destruída por parte de aviões alemães que foram ordenados pelo General Franco. Foram mortos 1654 e feridos 889 dos 7000 habitantes da cidade.
Em 1938, os falangistas que estavam sob o poder de Franco, dominavam grande parte da Espanha, mas Stalin vendo o grande avanço dos republicanos juntou-se com Hitler, que se retirou, juntamente com suas tropas, do país. 
Depois de longos três anos de lutas, com certa de mais de um milhão de mortos, em março de 1939, foi estabelecido o regime autoritário do Generalíssimo Franco, já que a Frente Popular não tinha mais como continuar lutando na guerra e foi destruída. Franco se manteve no poder até a sua morte em 1975.



2° Guerra Mundial

Teve seu marco inicial em 1939, quando o exercito alemão invadiu a Polônia. Imediatamente a França e a Inglaterra declararam guerra contra a Alemanha. De acordo com a política de alianças militares existentes na época, formaram-se dois grupos: Aliados e Eixo.
Aliados: liderados por Inglaterra, URSS, França e Estados Unidos
Eixo: Alemanha, Itália e Japão  
De 1939 à 1941 ocorreram muitas vitória do Eixo, que era liderados por forças armadas da Alemanhaque conquistou o Norte da França, Iugoslávia, Polônia, Ucrânia, Noruega e territórios no norte da África. O Japão anexou a Manchúria, enquanto a Itália conquistava a Albânia e territórios da Líbia. 
No ano de 1941 a base militar norte-americana de Pearl Harbor foi atacada pelo Japão no Oceano Passífico (Havai). Fato que foi considerado traição pelos norte-americanos, então os estados Unidos entraram no conflito ao lado das forças aliadas.
De 1941 a 1945 ocorreram as derrotas do Eixo, iniciadas com as perdas sofridas pelos alemães no rigoroso inverno russo. Neste período, ocorre uma regressão das forças do Eixo que sofrem derrotas seguidas. Com a entrada dos EUA, os aliados ganharam força nas frentes de batalhas. 
O Brasil participou diretamente enviando para Itália (Monte Cassino) os pracinhas da FEB, Força Expedicionária Brasileira.Conquistam a região, somando uma importante vitória ao lado dos Aliados os mais de 25 mil soldados brasileiros.
Este importante e triste conflito terminou somente no ano de 1945 com a rendição da Alemanha e Itália. O Japão, último país a assinar o tratado de rendição, ainda sofreu um forte ataque dos Estados Unidos, que despejou bombas atômicas sobre as cidades de Hiroshima e Nagazaki. Uma ação desnecessária que provocou a morte de milhares de cidadãos japoneses inocentes, deixando um rastro de destruição nestas cidades.
Os prejuízos foram muitos e claro, principalmente para os países derrotados. Foram milhões de mortos e feridos, cidades destruídas, indústrias e zonas rurais arrasadas e dívidas incalculáveis. O racismo esteve presente e deixou uma ferida grave, principalmente na Alemanha, onde os nazistas mandaram para campos de concentração e mataram aproximadamente seis milhões de judeus.
Em 1945, com o final do conflito, a ONU cujo objetivo principal seria a manutenção da paz entre as nações. Inicia-se também um período conhecido como Guerra Fria, colocando agora, em lados opostos, Estados Unidos e União Soviética. Uma disputa geopolítica entre o capitalismo norte-americano e o socialismo soviético, onde ambos países buscavam ampliar suas áreas de influência sem entrar em conflitos armados. 



Estado Novo ( Guerra de Getúlio Vargas no Brasil ) 

A ditadura imposta por Getúlio Vargas entre os anos de de 1937 a 1945 ficou conhecida como Estado Novo que correspondeu ao fortalecimento do estado. Getúlio teve apoio dos cafeicultores, dos industriais, das oligarquias e da classe média urbana, todos amedrontados com a expansão da esquerda e  crescimento do comunismo. A ameaça comunista criada pelo embuste Plano Cohen reforçou a justificativa do regime ditatorialque seria necessário como um instrumento de defesa da democracia contra o comunismo.
Apelidada de Polaca, a constituição de 1937 era concentrada totalmente nas mãos do presidente da republica, isso porque ela era fielmente autoritária. A Carta de 37 tornou-se a base legal e permitiu o fechamento do Congresso Nacional, das Assembléias Estaduais e das Câmaras Municipais, ficando o sistema judiciário subordinado diretamente ao Poder Executivo.Então ss Estados passaram a ser governados por interventores, nomeados pelo Presidente, que ordenava quem seriam os prefeitos dos municípios. Com tanta rigidez, até os meios de comunicação tinham que passar por controles poderosos, como o DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda). Getúlio tinha em suas propagandas as mesmas estrategias do regime narcisista, tais como uma auto-propaganda de sua imagem em grandes comícios.
E assim foi acontecendo varios outros grandes marcos para a história como a Intentona Integralista que foi em 1938 quando o estado dufocou uma tentativa de golpe. 
Vargas também desenvolveu uma política tipicamente populista, relacionando-se com massas de trabalhadores, concedendo-lhe diversos benefícios, como o salário mínimo, indenização por dispensa
sem justa causa, a regulamentação da jornada de trabalho e do trabalho infantil, decretando a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) baseada na Carta del Lavoro instituída pelo regime fascista e Mussoline. 
Depois disso, o Brasil foi diretamente a guerra. Assim como foi citado na pesquisa anterior. 
Com as consequências da guerra, muitas coisas acabaram a se refletir na politica interna do Brasil e parte da ditadura que apoiava retirou publicamente seu apoio com o Manifesto dos Mineiros em Outubro de 1943. Com uma enorme pressão, Vargas assinou Ato Adicional em fevereiro de 1945 convocando eleições presidenciais para o final do ano, formando-se, então, vários partidos políticos: PSD e PTB, que lançaram a candidatura de Eurico Gaspar Dutra, e a UDN, que indicou o Brigadeiro Eduardo Gomes, além da legalização do Partido Comunista Brasileiro (PCB), que apresentou o nome de Yedo Fiúza. Entretanto as forças mais poderosas militares e civis estavam contra vargas.
O que acabou por provocar o fim do Novo Estado foi a nomeação de seu irmão, com os Generais Gaspar Dutra e Góis Monteiro cercando o Palácio de Guanabara com forças blindadas, obrigando Getúlio Vargas a renunciar. E assim se deu fim a um grande marco da história do nosso país.



Sociologia - Paulo Serra

O projeto da cidade de Curitiba, chamado ‘Calçadas verdes’ pode ser implantado em Santo André, caso o projeto de lei apresentado pelo vereador Paulinho Serra (PSDB), seja aprovado.

A iniciativa tem dois objetivos: o primeiro é amenizar os problemas de inundações que atingem o município, já que os gramados facilitariam a infiltração no solo das águas das chuvas, e o segundo, contribuir para a melhoria da paisagem urbana.

O projeto foi baseado na cidade de Curitiba, onde as calçadas verdes são comuns nas residências, nos comércios e nas repartições públicas. O mesmo se pretende em Santo André; para tanto, campanhas patrocinadas pelo Poder Público a fim de conscientizar a população quanto à importância desse tipo de ação e, também, incentivos àqueles que aderiram ao programa serão realizados.

Paulinho Serra disse que a idéia do projeto é fornecer incentivos fiscais: “não os incluímos por causa da lei de responsabilidade fiscal, cabe aos vereadores convencerem o prefeito a aceitar esse tipo de iniciativa”.

A lei prevê, ainda, a plantação de árvores e de gramados, por metro quadrado, com o intuito de padronizar as calçadas; neste sentido, o vereador explica: “isso acabaria com os problemas de podas das árvores” e acrescenta que “a população sempre procura a prefeitura por causa dos transtornos que uma árvore mal cuidada causa, com as calçadas verdes e a padronização das mesmas esse problema seria resolvido, cada pessoa poderá negociar seu o metro quadrado de área verde”. A aprovação da lei, segundo Paulinho, não será difícil: “os vereadores aparentemente se mostraram favoráveis, agora é só esperar o parecer da comissão de justiça para o projeto entrar em votação”.

O empreendimento ganha força devido a outros tipos de ações de mesmo porte. Em abril, foi realizado o 51º Congresso Estadual de Municípios, em que a Associação Brasileira de Cimentos Portland (ABCP) apresentou um estudo que trata das padronizações das calçadas em todos os municípios do estado. O programa foi batizado de “Passeio Livre”. Juntas, essas iniciativas esperam formar um novo conceito de passeio público, envolvendo questões 










sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Quimica - Jöns Jacob Berzelius

   Jöns Jacob Berzelius foi  Médico, químico e professor sueco, nascido em Väfversunda Sörgard, próximo a Linkoping, descobridor do efeito de catálise e das substâncias catalisadoras (1815), inventor dos símbolos químicos e considerado um dos fundadores da Química moderna. Desenvolveu seus primeiros estudos em Linkoping, formou-se em medicina na Universidade de Uppsala e doutorou-se Universidade de Estocolmo (1802). Com seu interesse por química das correntes elétricas, publicou resultados de pesquisas sobre os efeitos do galvanômetro (1803). Tornou-se professor de botânica e farmácia em Estocolmo (1807). Estabeleceu a diferença entre a química mineral e a orgânica (1806) e entrou para a Academia Real de Ciências de Estocolmo (1808), tornando-se secretário perpétuo (1818), ano em que publicou a primeira versão de sua tabela de pesos atômicos com relação ao oxigênio, que tinha peso 100, quando já tinha determinado o peso molecular de cerca de 2 mil compostos químicos. Foi professor de química no Instituto Médico-Cirúrgico de Estocolmo (1815-1822) e neste período descobriu o selênio (1817), elemento químico que está na base do processo de transmissão de imagens por permitir, como se descobriu (1873), transformar a energia luminosa em energia elétrica. Esse foi o caminho para se chegar à transmissão de imagens por corrente elétrica, a chave para a origem da televisão. Ingressou no Instituto de França (1822) ocupando-se com a classificação dos minerais segundo a respectiva composição química. Os seus estudos de eletrólise levaram-no à concepção basilar da teoria eletroquímica. De suas pesquisas resultou a descoberta de vários outros elementos novos como o cério, cálcio, bário, estrôncio, silício, zircônio, tântalo, tório e vanádio. Contribuiu significativamente no desenvolvimento da teoria atômica e empenhou-se durante anos na determinação de pesos atômicos e moleculares de milhares de elementos e compostos. Foi pioneiro na utilização do oxigênio como referência para determinação dos pesos atômicos, determinando os pesos atômicos de cerca de 43 elementos, e na utilização de letras como símbolos dos elementos. Reconheceu a existência de isômeros na química orgânica e descobriu o fenômeno da catálise, nome que introduziu no vocabulário químico. Estabeleceu as fórmulas químicas de muitas substâncias e introduziu os conceitos de isomeriametameriapolimeria alotropia. Fundou e dirigiu, até a morte, uma revista na qual publicava seus próprios trabalhos e comentava as pesquisas dos químicos contemporâneos e manteve uma vasta correspondência com os químicos Claude-Louis Berthollet, Humphry Davy, Pierre-Louis Dulong, Justus von Liebig e outros. Inventou ou aperfeiçoou muitos instrumentos de laboratório, como o papel de filtro, o dissecador e os tubos de borracha para conexão de balões e retortas. É o pai da atual simbologia para identificação dos elementos químicos, uma notação simbólica, adotando para representação gráfica de cada elemento a primeira letra de seu nome latino e, quando necessário, uma segunda letra diferenciadora. Seus trabalhos Química fisiológicaTeoria das proporçõesAção química da eletricidade, etc, o credenciaram como um dos fundadores da Química Moderna. Morreu em Estocolmo e sua principal obra é Lärbok i Kemien (1803-1818) e sua mais notável contribuição a ciência química foi a teoria dualística, indispensável à representação e discussão das reações químicas: a menor porção de um corpo simples é dotada de eletricidade e alguns elementos são preponderantemente eletropositivos e outros, eletronegativos. Também são importantes seus estudos sobre a classificação dos minerais de acordo com a composição química.



Filosofia - Tomás de Aquino

   De família nobre, Tomás de Aquino nasceu por volta de ano de 1925 e fez seus primeiros estudos no castelo de Monte Cassino. Em 1239 foi para Nápoles, onde estudou artes liberais, ingressando, em seguida, na Ordem dos Dominicanos, em 1244. De Nápoles, a caminho de Paris, em companhia do Geral da ordem, foi seqüestrado por seus irmãos, inconformados com seu ingresso no convento.
   Aquino se tornou discípulo de Alberto magno no ano seguinte em Paris, acompanhando-o a Colômbia. Voltou a Paris somente em 1252, onde se formou em teologia e lecionou durante três anos. Depois de voltar à Itália, foi nomeado professor na cúria pontifical de Roma.
   Ensinou, durante anos, em várias cidades italianas. Uma década depois, retorna a Paris, onde leciona até 1273. A seguir, parte para Nápoles, onde reestrutura o ensino superior. Em 1274, convocado pelo papa Gregório 10º, viaja para participar do Concílio de Lyon. Adoece, contudo, durante a viagem, vindo a falecer no mosteiro cisterciense de Fossanova, aos 49 anos de idade.
Chamado de Doutor Angélico e de Príncipe da Escolástica, Tomás de Aquino foi canonizado em 1323 e proclamado doutor da Igreja Católica em 1567.


Português - José Régio

    José Régio tinha como pseudônimo literário José Maria dos Reis Pereira e nasceu em Vila do Conde no ano de 1901.
 Licenciado em letras na cidade de Coimbra, ensinou durante mais de 30 amos no liceu de Portalegre. Foi o principal animador da revista "Presença" e fundador da mesma. Romancista, dramaturgo, ensaísta e crítico foi, no entanto, como poeta que primeiramente se impôs e a mais larga audiência depois atingiu. "Poemas de Deus e do Diabo" foi seu livro de estreia.
Foi poeta, ficcionista, dramaturgo, ensaísta, crítico.
Representante da segunda fase do modernismo português, tinha o objetivo de traçar caminhos ousados e originais para a poesia lusa, como já acontecia nos países europeus.
Na poesia de José Régio, podemos detectar as seguintes tendências da poesia modernista:
A arte é vista como uma criação subjetiva e livre para manifestar os sentimentos do autor desvinculando-se do conceito de belo.
A razão se torna objeto de descrédito e a realidade é distorcida, originando abstrações.
Há repúdio às convenções e repressões sociais, usando-se a arte como contestação.
Nos poemas de fundo religioso dos primeiros livros do autor costuma haver uma identificação entre o eu lírico e a figura de Cristo, ambos irmanados pela dor, pelo sofrimento e pelo sentimento de inadaptação ao mundo.
A crítica lhe foi indiferente e até hostil, mas Régio não desistiu.

Na cidade de Alto Alentejo ele escreveu a maior parte de suas obras, e, nos momentos de lazer vagueava pelos campos a arrecadar antiguidades, tendo verdadeira paixão pelos crucifixos.
Aposentado, retorna a sua cidade natal em 1962, vindo a falecer em 22 de dezembro de 1969.

Poesia – Poemas de Deus e do Diabo (1925); Biografia (1929); As Encruzilhadas de Deus (1936); Fado (1941); Mas Deus É Grande (1945); A Chaga do Lado (1954); Filho do Homem (1961); Cântico Suspenso(1968)

Teatro – Três Máscaras (1934); Jacob e o Anjo (1937); Benilde ou a Virgem-Mãe (1947); El-Rei D. Sebastião (1949); A Salvação do Mundo (1954); Mário ou Eu Próprio - O Outro (1957)

Romance – Jogo da Cabra Cega (1934); Davam Grandes Passeios aos Domingos (1941); O Príncipe com Orelhas de Burro (1942); A Velha Casa (5 vols. 1945/1966); Histórias de Mulheres (1946)

Contos/Novelas – Há Mais Mundos (colectânea/1962)

Ensaio – Em Torno da Expressão Artística (1940); Pequena História da Moderna Poesia Portuguesa (1941); Três Ensaios sobre Arte (1980, edição póstuma).

Cristo
(José Régio)
Quando eu nasci, Senhor! já tu lá estavas,
Crucificado, lívido, esquecido.
Não respondeste, pois, ao meu gemido,
Que há muito tempo já que não falavas.
Redemoinhavam, longe, as turbas bravas,
Alevantando ao ar fumo e alarido.
E a tua benta Cruz de Deus vencido,
Quis eu erguê-la em minhas mãos escravas!
A turba veio então, seguiu-me os rastros;
E riu-se, e eu nem sequer fui açoitado,
E dos braços da Cruz fizeram mastros...
Senhor! eis-me vencido e tolerado:
Resta-me abrir os braços a teu lado,
E apodrecer contigo à luz dos astros!


Dac .Geografia - Revolução do mundo Árabe


   A recente revolução no mundo árabe, que desabrochou com a vitória das massas da Tunísia, derrubando a ditadura de Ben Ali, segue, com furor, agora contra o ditador egípcio Hosni Mubarak, grande amigo do imperialismo americano, encastelado no poder há três décadas.
   Mas a revolução na Tunísia não só derrubou a ditadura de Ben Ali, como instigou a revolta na Argélia, na Jordânia e também no Iémen e ameaça estender-se pelos demais países do chamado mundo árabe, que possui uma população de cerca de 278 milhões que se estende por uma vasta área do planeta, da África à Ásia
   A característica principal da revolução árabe é a força do levantamento independente das massas contra os partidos, organizações e governos. A outra característica é a inexistência de uma verdadeira liderança de esquerda revolucionária que possa dirigir esse fenomenal ascenso rumo ao derrube dos regimes com os quais se chocam violentamente. Não é por outro motivo que, mesmo após a queda de Ben Ali, segue no governo provisório Mohammad Ghanouchi, personagem destacada da ditadura derrubada, que faz de tudo para retroceder a história. Ghanouchi aponta como única saída um processo eleitoral para um longínquo futuro, seis meses, segundo afirma. Não seria um longínquo futuro se as massas não estivessem insurrectas. Trata-se de ganhar tempo, para recompor o regime, apoiando-se nas ilusões democráticas das massas. Mas, na actual situação, o que podemos desejar é que as massas da Tunísia tomem a revolução de volta nas suas mãos, derrubem esse governo provisório, e, sem protelação, instaurem um governo dos trabalhadores e das massas oprimidas, baseado na criação de organismos de poder das massas insurrectas.


Geografia - Nelson Rolihlahla Mandela


Nelson Rolihlahla Mandela é um importante líder político da África do Sul, que lutou contra o sistema de apartheid no país. Nasceu em 18 de julho de 1918 na cidade de Qunu (África do Sul). Mandela, formado em direito, foi presidente da África do Sul entre os anos de 1994 e 1999. 
O apartheid, que significa "vida separada", era o regime de segregação racial existente na África do Sul, que obrigava os negros a viverem separados. Os brancos controlavam o poder, enquanto o restante da população não gozava de vários direitos políticos, econômicos e sociais. 

Ainda estudante de Direito, Mandela começou sua luta contra o regime do apartheid. No ano de 1942, entrou efetivamente para a oposição, ingressando no Congresso Nacional Africano (movimento contra o apartheid). Em 1944, participou da fundação, junto com Oliver Tambo e Walter Sisulu, da Liga Jovem do CNA.
Durante toda a década de 1950, Nelson Mandela foi um dos principais membros do movimento anti-apartheid. Participou da divulgação da “Carta da Liberdade”, em 1955, documento pelo qual defendiam um programa para o fim do regime segregacionista.
Mandela sempre defendeu a luta pacífica contra o apartheid. Porém, sua opinião mudou em 21 de marco de 1960. Neste dia, policiais sul-africanos atiraram contra manifestante negros, matando 69 pessoas. Este dia, conhecido como “O Massacre de Sharpeville”, fez com que Mandela passasse a defender a luta armada contra o sistema.
Em 1961, Mandela tornou-se comandante do braço armado do CNA, conhecido como "Lança da Nação". Passou a buscar ajuda financeira internacional para financiar a luta. Porém, em 1962, foi preso e condenado a cinco anos de prisão, por incentivo a greves e viagem ao exterior sem autorização. Em 1964, Mandela foi julgado novamente e condenado a prisão perpétua por planejar ações armadas.
Mandela permaneceu preso de 1964 a 1990. Neste 26 anos, tornou-se o símbolo da luta anti-apartheid na África do Sul. Mesmo na prisão, conseguiu enviar cartas para organizar e incentivar a luta pelo fim da segregação racial no país. Neste período de prisão, recebeu apoio de vários segmentos sociais e governos do mundo todo. 
Com o aumento das pressões internacionais, o então presidente da África do Sul, Frederik de Klerk solicitou, em 11 de fevereiro de 1990, a libertação de Nelson Mandela e a retirada da ilegalidade do CNA (Congresso Nacional Africano). Em 1993, Nelson Mandela e o presidente Frederik de Klerk dividiram o Prêmio Nobel da Paz, pelos esforços em acabar com a segregação racial na África do Sul.
Em 1994, Mandela tornou-se o primeiro presidente negro da África do Sul. Governou o país até 1999, sendo responsável pelo fim do regime segregacionista no país e também pela reconciliação de grupos internos. 
Com o fim do mandato de presidente, Mandela afastou-se da política dedicando-se a causas de várias organizações sociais em prol dos direito humanos. Já recebeu diversas homenagens e congratulações internacionais pelo reconhecimento de sua vida de luta pelos direitos sociais.

Biologia - Albert Einstein





   Físico alemão: Nasceu eu 14 de março de 1879 em Ulm, Alemanha e faleceu nos Estados Unidos em 18 de abril de 1955.
   Albert Einstein, foi destacadamente eleito personalidade do século xx-(revista time), independente de qualquer outra personalidade em uma lista de 100-incluindo: Roosevelt, Mahatma gandhi, Madre Tereza de Calcutá. Nesta lista de 100 personalidades. Einstein foi eleito destacadamente sem concorrentes, Person of the Century por mais de 30 milhões de votos no mundo  inteiro, incluindo votos de nomes importantes da ciência, política, esportes, cidadãos comuns, estudantes etc.
    Não desconsiderando os feitos dos listados entre os 100, Einstein se colocou destacadamente fora da lista como personalidade do século, pelo somatório de feitos científicos que mudaram radicalmente  os rumos da humanidade em todas as áreas dos fundamentos da tecnologia, colaborando de maneira extraordinária para o avanço da ciência, o bem estar, qualidade de vida de todos os seres vivos da face do planeta terra e a visão dos cientistas na área da física das partículas, astrofísica, cosmologia, astronomia, filosofia e demais conceitos relacionados ao universo. com sua famosa fórmula e=mc2 (energia é igual a massa multiplicada pelo quadrado da velocidade da luz), entre outros feitos realmente significativos e decisivos para uma nova visão revolucionária no campo da física,  através também da teoria geral da relatividade.




Física - Erwin Schrodinger


Erwin Schrödinger nasceu em 12 de Agosto de 1887 em Erdberg, Áustria. Filho único, foi educado pelo seu pai, Rudolf Schrödinger, até aos 11 anos de idade.
Apesar da sua entrada tardia na escola, Schrödinger demonstrou grande aptidão para a matemática e física, bem como para a lógica. Em 1906 ingressou naUniversidade de Viena, na qual estudou Física teórica e onde obteve, em 1910, o seu doutoramento.
Durante a Primeira Guerra Mundial foi oficial de artilharia e publicou trabalhos em várias áreas. No pós-guerra, foi professor de física em Breslau (Polónia), Stuttgart e Berlim (Alemanha), Zurique (Suíça), Dublin (Irlanda), Graz (Áustria) e Zurique (1920-1927) .
Em 1927 mudou-se para Berlim, onde beneficiou da grande actividade científica que se fazia sentir na capital alemã, participando em diversos colóquios, palestras e conferências. Aí substituiu Max Planck na Universidade de Berlim (1927-1933) e publicou algumas das suas teorias mais importantes, entre as quais a sua visão da Mecânica Quântica, com base na equação de onda descoberta por si, que viria a revolucionar a teoria quântica.
Com a ascensão de Hitler ao poder, transferiu-se para Oxford, Inglaterra, e Graz, na Áustria, que também acabaria por deixar deixar devido à anexação da Áustria pelas tropas nazis. A convite de Eamon de Valera, primeiro-ministro irlandês, foi professor do Institute for Advanced Studies de Dublin, onde permaneceu até ano ano de 1955, ano em que abandonou a actividade científica para se estabelecer em Viena, onde viria a falecer a 4 de Janeiro de 1961.
Pelos seus trabalhos sobre mecânica ondulatória recebeu, em 1933, em conjunto com Paul Dirac, o Prémio Nobel da Física.


Ed. Física - Roger Federer

Roger Federer



   Nascido em Basileia (Suíça), dia 8 de Agosto de 1981. Roger Federer é tenista, considerado por muitos críticos de tênis e ex- tenistas como um dos melhores esportistas do mundo. 

Em 2004, alcançou a liderança do ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), posição que conservou por 285 semanas, 237 consecutivamente, um novo recorde mundial. Depois de perder a posição para Rafael Nadal, conseguiu recuperá-la em 5 de julho de 2009, após vencer otorneio de Wimbledon e se consagrar como o maior campeão de Grand Slams.
   O estatuto de Federer deriva dos seus numerosos recordes, entre os quais 16 títulos de Grand Slam e um career Grand Slam (vitória nos quatro torneios do Grand Slam, recorde partilhado com cinco tenistas). Federer tem ainda o recorde de 23 finais de Grand Slam disputadas e participação em 23 semifinais consecutivas de Grand Slam, série iniciada no torneio de Wimbledon de 2004 e encerrada no Aberto da França de 2010, quando foi eliminado nas quartas-de-final, totalizando seis anos consecutivos de participações em semifinais de torneios do Grand Slam. Em resultado de seus sucessos, Federer conquistou o Laureus World Sportsman of the Year por quatro anos consecutivos (2005–08).

Em sua vida esportiva, Roger Federer acumula mais vitória do que derrotas. São elas no tonal de 118 vitórias e 76 derrotas. Fora isso coleciona o total de 8 títulos e o mais importante, foi medalha de ouro nos jogos olímpicos de Pequim em 2008.