Alfred Lothar Wegener nascido em 1880 na cidade de Berlim, falecido em 1930 na Groelândia, astrônomo, geofísico e meteorologista alemão,Formou-se em astronomia , alcançando o título de doutor em 1904, na Universidade de Berlim, despertando grande interesse pela geofísica, meteorologia,climatologia.Casou-se com a filha de Wladimir Köppen, um famoso meteorologista da época. ele se destacou por defender a idéia de que todos os continentes estiveram um dia formando uma único super continente, por ele denominado Pangea . Há cerca de 200 milhões de anos esta grande massa continental inicia sua ruptura e vários continentes se formam, separando-se entre si, até chegarem à posição em que hoje se encontram.
Em 1915 publica seu mais célebre trabalho, o livro "A Origem dos Continentes e Oceanos", que teria, até 1929, mais três reedições (1920, 1922 e 1929) revistas e acrescentadas.
As idéias de Wegener encontraram grande resistência no mundo científico da época e nas próximas três décadas, principalmente pelo fato de não se conseguir explicar de uma forma satisfatória qual seria a força motriz capaz de transladar grandes massas continentais como se fossem jangadas, arrastando-as sobre o fundo do mar.
Em 1912, foi recrutado pelo exército alemão, depois de ferido recebeu dispensa, e passou a trabalhar no setor meteorológico do exército alemão. Depois da Primeira Guerra, retornou a Marburg. Em 1924, tornou-se professor de meteorologia e geofísica da Universidade de Graz. Faleceu de hipotermia ao levar socorro a um grupo de amigos na Groelândia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário